Como nasce uma ideia?
O livro "Você é um Monstro?" nasceu, como vários outros livros que escrevi, bem aqui no meu prédio.
Eu estava em casa quando comecei a escutar uns sons estranhos vindo de um apartamento vizinho. Alguém fazia grunhidos, pisava forte no chão, e logo depois, uma criança imitava. Fiquei imediatamente curioso para saber que brincadeira era aquela.
Me entretive com a ideia de que as figuras no outro apartamento poderiam ser pai e filho, lendo um livro juntos e interagindo com a história. Mas e se não fosse um livro?
E se viesse a ser?
Comecei a trabalhar na história e queria que o personagem conversasse com o leitor, que fosse interativo, barulhento e divertido. A ideia era que ele fosse alguma coisa grande, que pudesse ser assustadora, como dinossauros ou dragões, no entanto optei por um monstro que se achava bravo e forte, mas que, no final das contas, era bem fofinho (jamais fale isso pra ele).
Será que eu perdi a mão?
Criei a história e a minha agente literária apresentou o livro nas feiras internacionais. Normalmente recebo uma lista de editoras interessadas em publicá-lo, mas diferente dos outros, este livro não chamou a atenção e acabou ficando parado por um bom tempo.
Por um momento cheguei a questionar minhas escolhas criativas por causa disso. Será que eu tinha “perdido a mão”? Será que as minhas ideias não eram mais tão legais quanto eu imaginava?
Depois de meses de questionamentos, acordei um dia e conversei com Deus. Pedi, enfim, para entender o que estava acontecendo e para ter a oportunidade de levar a história adiante.
Naquela mesma manhã recebi a notícia de uma editora canadense interessada em publicar o livro. Ainda na mesma semana, outras duas surgiram, uma da Alemanha e outra da Inglaterra.
E foi com essa editora inglesa que fechei meu melhor contrato. A editora gostou tanto da história, que quis encomendar mais dois livros do monstro para uma trilogia, uma ideia que eu já tinha considerado também, porque gostava muito do personagem.
Foi uma semana de grandes reviravoltas!
Colocando a história em ação
No fim das contas, o Monstro foi traduzido para 9 idiomas e o segundo volume chega ao Brasil em Agosto.
Esse novo interesse internacional me levou em viagens de divulgação muito legais, como para o Reino Unido, onde eu pude apresentar o livro nas escolas e interagir com as crianças.
Ele se provou ser uma história muito gostosa de ler. Por ser muito interativo as crianças ficam super entretidas do começo até o fim. Em todas as visitas elas participaram muito, interagiram, fizeram várias brincadeiras…
Ver o monstro em ação nesse contexto foi a prova de que o livro funciona tanto para ambientes escolares como familiares. Ele cria momentos de diversão e interação entre as pessoas.
Enfim, um livro premiado
Fui informado pela editora inglesa, Happy Yak, que o livro havia sido indicado ao prêmio BookTrust, que faz parte da maior instituição de caridade para crianças do Reino Unido, dedicada a promover o amor pela leitura desde a infância.
A cerimônia de premiação e divulgação do vencedor aconteceu online e foi um momento especial. Ganhar este prêmio foi como um sonho se tornando realidade, porque ele é uma celebração do poder que os livros têm para ser fonte de aprendizado, conexão e, é claro, muita diversão!
Porém, a melhor parte de ter ganho este prêmio foi o fato de a escolha ter sido popular: "Are You a Monster?" foi escolhido pelos bibliotecários e famílias da Inglaterra como o melhor livro do ano para ler com bebês e crianças de até 5 anos de idade.
Levar essa história para o mundo tem sido uma experiência incrível e eu mal posso esperar pela chegada do segundo livro no Brasil também!
Espero que você tenha gostado de conhecer um pouco mais sobre o Monstro e entender como, mesmo as pequenas ideias, podem crescer até conquistar o mundo. Se você tem uma ideia, não desista dela. Dias difíceis, nublados e escuros sempre vão existir, mas uma hora o sol aparece! (Uau, até que isso foi poético.)
Continue acompanhando as newsletters e minhas redes sociais para ficar sabendo do lançamento do novo livro!
Parabéns!
Adoramos seus livros!!
eu adoro saber as histórias por trás dos livros!