Oi, amigos, eu sei que já faz um bom tempo. Os dias têm sido bem intensos pra mim, mas eu precisava compartilhar essa alegria com vocês.
Chegou o meu novo livro: "Quatro Ladrões"! 🎉
O plano perfeito... ou quase isso!
Os quatro piores ladrões da cidade bolaram um plano genial: roubar o cofre do banco. Cada detalhe estava sendo planejado, cada um com seus talentos... o que poderia dar errado? Bom, tudo. 🤦♂️
Por quê? Porquê ainda havia o sobrinho Osvaldo. Ele nunca se tornaria um bom ladrão, ele era muito distraído. E qualquer relação autobiográfica é mera coincidência (pelo menos, eu acho).
E de onde surgiu essa ideia?
Desta vez a inspiração foi uma combinação: Ladrões + Woody Allen + Tomi Ungerer.
Sempre tive interesse por histórias de planos mirabolantes, descobertas de tesouro, e um toque de astúcia.
Woody Allen é um dos meus cineastas prediletos, com humor pastelão e ao mesmo tempo inteligente (minha esposa discorda veementemente disso). Seu filme “Os Trapaçeiros” foi uma das grandes inspirações. Vale a pena assistir.
Tomi Ungerer, grande nome da literatura infantil, é um dos meus ilustradores favoritos. Gosto muito dos seus desenhos em preto e branco. E foi essa a minha referência estética para o livro. Mas não foi tão fácil chegar a algo que me agradasse. Achar o visual ideal e o tom de voz do livro é sempre uma grande aventura. Alguns dias bons e outros ruins (decepcionantes eu diria), mas como já disse em outros momentos, não acredito muito em bloqueio criativo, acredito em trabalho duro, consistente, até que cheguei no resultado interessante.
Não copie seus artistas
O fato é que quase nunca consigo alcançar o que eu idealizava, copiar meus artistas seria um jeito fácil, mas, por amor à arte, me recuso a fazer isso. Junto todas as minhas referências, faço do meu cérebro um liquidificador e extraio aquilo que me parece bom (e que tenho capacidade de fazer). As experimentações vazam por caminhos diferentes e é dessa forma que criamos novas interpretações, novas ilustrações e uma nova estética.
MAS, posso dizer que o resultado, dessa vez, me agradou muito! Tô feliz e orgulhoso desse livro. E acho que os leitores também gostaram. Dias atrás resolvi ler ele em um evento e a reação das crianças (e dos adultos) me surpreendeu, todos riam e se divertiam. Acho que o livro deu certo! (diferente do plano dos ladrões)
Assinante tem desconto!
Se você quiser ter "Quatro Ladrões" na sua estante, já pode garantir o seu com um autógrafo exclusivo na minha loja online! 💛 E tem mais: usando o cupom NEWS10, você ganha 10% de desconto!
👉 Corre lá: shop.guilhermekarsten.com
Me conta o que achou!
Se você já leu, me conta! Quero saber qual foi seu momento favorito da história. Me manda uma mensagem ou marca nas redes sociais.
E antes de terminar, um aviso: cuidado ao abrir este livro... ele pode roubar a cena na sua estante! 😜
Até a próxima!
Guilherme Karsten