Um TEDx pra chamar de meu!
O relato da minha experiência de preparo pra subir ao palco...
Ok, vamos do começo. Se você ainda não conhece, o TED é um evento onde se partilham ideias através de palestras mais curtas. Muitos grandes nomes já falaram nesse evento, e você pode assistir todos de forma gratuita no canal no Youtube.
Agora sim, vamos falar da participação. O TEDx foi uma das experiências mais intensas e enriquecedoras da minha trajetória. Desde o início, sabia que não seria apenas mais uma palestra: seria uma oportunidade de compartilhar minha visão de mundo com um público atento, ávido por ideias transformadoras.
Escolhi falar sobre a importância da leitura para crianças e a conexão que esses momentos criam com os adultos – sejam pais, familiares ou professores. A leitura tem um papel fundamental na construção de vínculos afetivos, e essa mensagem é algo que sempre me moveu. No entanto, me deparei com um desafio: o público presente no TEDx é na sua maioria de jovens adultos e sem filhos, o que me fez refletir sobre como adaptar minha fala para que minha mensagem ainda fosse relevante e tocante para aquelas pessoas.



Com o texto pronto, passei por algumas revisões e fui para a etapa de ensaios. Foram semanas treinando a fala, ajustando o tom e a postura, até me sentir seguro. No dia que antecedia o evento, tive a chance de fazer um teste (um apenas) e… TRAVEI. Meu nervosismo era tanto que as informações sumiram da minha cabeça e não soube como continuar. Fui pra casa com medo de falhar. Perdi o sono e gastei boa parte da madrugada repassando meu talk.
No dia do evento, estava calor, eu não havia almoçado, e a lembrança de ter travado no único teste no dia anterior não saía da minha cabeça. A pressão estava grande, mas subir ao palco e, diante de uma multidão, consegui falar. Terminar o domingo com a palestra feita foi incrível. Receber os feedbacks depois foi ainda mais gratificante. Gostei da experiência de falar nos palcos.
Aceite os desafios, eles se tornam pequenos quando você olha pra trás.
Crescemos muito quando superamos nossos medos e vamos em frente. Tenho a mania de topar desafios e depois me dar conta do que aceitei. Com vergonha de voltar atrás, decido ir adiante. Ao final, ver que avancei e desenvolvi novas capacidades é recompensador. Agora me sinto mais confiante para enfrentar desafios ainda maiores. E eles chegarão!
E se você ainda não assistiu ao meu talk, o link está aí. Eu tenho certeza que você vai gostar e se emocionar!
Professores e educadores: um presente pra vocês!
Neste Dia dos Professores, quero expressar minha gratidão a todos os profissionais que dedicam suas vidas a transformar o futuro. Vocês têm o poder de mudar e influenciar a vida de uma geração inteira, inspirando e motivando.
Como forma de agradecimento, preparei um presente especial para vocês: atividades monstruosas do meu novo livro! Basta clicar na imagem e aproveitar!
Por falar no meu novo livro…
Vejam algumas fotos dos eventos de lançamento do “Você dorme como um monstro?” que aconteceram em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Blumenau.








